segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Saindo da casa dos pais

COMPORTAMENTO
 
Morar sozinho requer muita responsabilidade e organização
 
 
Alguns não querem mais morar com os pais, preferem ter sua independência logo cedo, outros resolvem mudar de cidade ou país para estudar. Os cenários mudam, porém todos exigem grande responsabilidade. Claro que morar sozinho não é um bicho de sete cabeças, afinal tudo tem seu lado positivo e negativo. O importante é analisar com calma antes de se tornar independente.
 
Morar sozinho tem uma série de dificuldades, como conta Larissa* (21), estudante da Universidade Católica de Brasília: “A desvantagem é ter que cuidar da casa, limpar, cozinhar, essas coisas. A vantagem é ter o que você não tem na casa dos seus pais: liberdade, não ter que dar satisfação, é tudo sempre do seu jeito”.
  
São várias as circunstâncias de quem mora sozinho, mas o importante é aprender a lidar com as dificuldades. “É uma experiência que eu acho que todo mundo deveria viver em algum momento, você amadurece muito, aprende a ser mais responsável, mais independente e organizado. Aprende que se você não lavar sua roupa, ninguém vai lavar pra você, a menos que tenha uma diarista, o que eu não tenho, ou seja, se eu não fizer as coisas ninguém vai fazer pra mim”, afirma Larissa.
 
A estudante Nathália Ferreira (17) já mora sozinha, mas no seu caso foi por necessidade. “Eu morava em Paracatu (MG) com meus pais, como eu passei no vestibular aqui em Brasília tive que morar sozinha”, conta.
 
O primeiro passo é pensar no fator mais importante, o financeiro. Se você já tem um trabalho fixo, ótimo! Existem aqueles que, quando resolveram largar a barra da saia da mãe, receberam ou recebem uma ajudinha dos “coroas” para pagar as contas. “Meus pais me sustentam, pois tenho aulas de manhã e a tarde e por isso não tenho como eu trabalhar”, revela Nathália.
 
Fonte: Blog Morando Sozinho
 





Mais informações: www.morandosozinho.net


*Nome fictício, para preservar a identidade da fonte
 
Karinne Rodrigues e Rhayne Ravanne
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário