terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sonho de criança

ESPORTE



João Maurício segue o perfil de muitos jovens brasileiros que sonham em seguir a carreira no futebol. Com apenas 16 anos, foi sozinho para os Estados Unidos, deixando família e estudos para trás, desejando se tornar um jogador profissional. Confira abaixo a entrevista com João Maurício, jogador do Olimpica United.

Como você começou sua carreira?

Comecei minha carreira muito cedo aos 5 anos, com a influencia da minha familia, pois meu pai e meu tio jogaram em grandes times de portugal (Benfica e Braga) e do Brasil (Vasco) e assim formaram uma escolinha de futebol do Vasco que existe até hoje. Nela que eu fui aprendendo tudo que eu sei hoje, e como o meu pai é o meu técnico fui aprendendo mais rapido do que os outros alunos, pois ele me ensinava não só na escolinha como também em casa.

Porque você decidiu ser jogador?

Eu meio que não decidi ser jogador, eu ja nasci com isso. Sempre vendo meus tios e meu pai jogando futebol eu fui sendo encaminhado pra esse mundo da bola. Assim fui pegando gosto pela coisa e estou aí batalhando.

Como foi parar nos Estados Unidos?

Eu vim para os Estados Unidos com a ajuda de um amigo do meu pai e tambem do meu tio Wando chamado Wilson Sallon. Um grande amigo deles que cresceu junto com a família que virou empresario e costuma mandar jogadores pra clubes do Brasil e do exterior. 
Em um campeonato ele encontro o meu pai, os dois conversaram, meu pai falou que eu jogava bem e ele (Wilson Sallon) resolveu me dar uma oportunidade no time dele. Ao passar do tempo ele viu que eu estava pronto para ir para um time fora do Brasil e resolveu me mandar pro Estados Unidos, onde ele tem muita influencia.

Por qual clube está jogando?

Estou jogando pelo Olimpica United FC, um time russo, mas que tem muitos jogadores do México e agora do Brasil

Já terminou os estudos?

Ainda não terminei os estudos. Parei no segundo ano do ensino médio, mas pretendo terminar se algum dia for possível.

Como faz para se comunicar com pai, mãe, irmãos e família?

Falo mais pelo Facebook, pois por telefone é muito difícil, além de ser caro.

Existe mais brasileiros com você?

Sim, tem mais dois brasileiros comigo. O Leonardo e o Matheus, dois amigos que no Brasil não conversava muito, mas agora somos grandes amigos e companheiros de time.

O que tem de positivo e de negativo nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos tem muitas coisas boas. A cultura é bem diferente do Brasil, porém é muito interessante. O ruim é que eles sao muitos "certinhos". Tudo pra eles tem que ser especificado, tem coisas que você não pode fazer só por que você mora em tal predio, ou em tal lugar. Isso pra mim é muito ruim e também existe um pouco de preconceito com nós brasileiros. Eles olham de um jeito diferente pra gente e isso fica chato.

O que você espera da sua carreira?

Espero um dia representar a seleçao do Brasil, se for possível. Se não for por ela, que seja pela de Portugal, depois de conquistar a nacionalidade do país, e desejo ser reconhecido mundialmente como todo jogador sonha. 

Renato Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário