domingo, 4 de novembro de 2012

Mulheres no tatame

ESPORTE

Cresce o número de mulheres nas artes marciais  

Nos dias de hoje tornou-se comum a pratica de artes marciais pelas mulheres, elas acabaram com a visão de que a arte marcial é “coisa de homem”. A mulher de hoje mudou totalmente esse cenário representando 50% do total de praticantes das turmas de artes marciais em diversas academias. São vários os motivos da prática, entre eles, a busca pelo condicionamento físico, a defesa pessoal e principalmente a perda de peso, e entre as modalidades, boxe e muay thai são os tipos mais procurados e praticados em busca desses benefícios. Assim, as mulheres procuram unir o útil ao agradável e entrar em forma ao mesmo tempo em que aprendem a se defender. “Resolvi praticar muay thai pelo benefício que traz ao corpo e à saúde. Além disso, também, tenho a intenção de fazer educação física, então a luta vai me trazer muitos benefícios em termo de agilidade e defesa pessoal”, conta Lucimones, que pratica muay thai.

As artes marciais passaram a se destacar ainda mais em função da explosão do MMA (artes marciais mistas) no Brasil. Esse esporte, como o próprio nome indica, é uma mistura de lutas como muay thai, kickboxing, jiu-jitsu, entre outros. De acordo com o professor de muay thai, Rogério Gomes, a procura das mulheres por treinamentos de combate tem crescido nos últimos anos, principalmente após a divulgação na mídia das lutas de MMA. "Hoje vemos muitas mulheres praticando todos os tipos de luta. Acho que não existe mais aquele papo de luta só de homem. Temos vários exemplos nos esportes que você pode lutar e ser feminina" acredita Ellen, praticante de boxe chinês.

Segundo o professor Rogério, as artes marciais propiciam um gasto calórico altíssimo, podendo queimar entre 300 até 1.200 calorias por hora, dependendo da modalidade, e há também o trabalho da musculatura. “Diferente de outras atividades físicas, as artes marciais controla o estresse, traz confiança a quem pratica e eleva a  auto-estima, trabalham também a parte de concentração, coordenação motora, disciplina, alongamento, agilidade, noções de defesa pessoal, autoconfiança e equilíbrio”. explica. 



Seja no muay thai, no boxe, no jiu-jitsu, ou em qualquer outro tipo de luta as mulheres sempre estarão presentes depois que descobriram o segredo do corpo definido, junto com a auto defesa e um condicionamento físico para enfrentar as batalhas do dia-a-dia. Ellen afirma, “É um esporte muito completo, que exige bastante da gente, a aula é fantástica dá um fôlego impressionante, dá uma definição muscular e ela é um anti estress maravilhoso, em uma 1 hora de aula você faz o que você faria em três aulas diferentes pela academia, dá uma sensação incrível no final, eu recomendo todas as mulheres a praticarem qualquer tipo de luta.”

Karinne Rodrigues e Rhayne Ravanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário