ESPORTE
"Atletas mirim mostram bom desempenho e resultado pois tudo é novidade para eles", diz monitora de Karatê
Artes Marciais é um esporte bastante visado para quem busca a autodefesa. Mas, ele pode ser mais que isso para algumas crianças. O Karatê, por exemplo, é uma luta com várias características e estilos. Existe os estilos shotokan e uechi ryu, que são as mais conhecidas e buscadas. Shotokan é o estilo mais leve, aonde o atleta não tem muito contato com o competidor. Já a Uechi ryu é somente contato, aonde o atleta encontrará provas de resistência e disciplina corporal. As crianças geralmente preferem o estilo shotocan, mas outras, uma minoria, preferem o que chamam de “porrada”, que é o estilo Uechi ryu.
A Associação Monte das Oliveiras (AMO), que fica em Ceilândia, adota o estilo mais pesado, Uechi-ryu, aonde o sensei Neilton, professor da academia, ensina desde crianças com a faixa etária de seis anos até adultos de trinta. A Associação existe há 6 anos e tem o apoio da Igreja Casa da Benção e do deputado Junior Brunelli. A monitora Paula Gontijo, de 26 anos, está na Associação desde 2007 e já é faixa marrom, para ela “as crianças são mais disciplinadas que os adultos, como toda criança, às vezes faz muito palhaçada e perde o foco, mas são tranqüilos e respeitadores”.
A maioria das crianças recebem medalhas e
troféus em campeonatos. O último que aconteceu foi no Ginásio do Cruzeiro e
contou com a participação de quase todas as crianças, que levou muitas medalhas
e troféus. Segundo Paula, o que mais dificulta para as crianças nos campeonatos
são os catares, que é regra de campeonato todo atleta fazer. “Por mais que as
crianças sejam disciplinadas elas têm muita dificuldade em desempenhar a base,
pois não tem tanta força quanto os adultos (...) o equilíbrio também conta
muito, mas a disciplina traz a perfeição.” E completou "Atletas mirim mostram bom desempenho e resultado pois tudo é novidade para eles, mas os adultos sem empenham porque para muitos o Karatê é a vida."
O próximo campeonato vai ocorrer
em novembro, mas sem data prevista ainda.
Elza Milhomem
Nenhum comentário:
Postar um comentário