sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A ansiedade de entrar na Universidade

COMPORTAMENTO

As expectativas de ingressar em uma universidade que vão da maior à menor, está presente em todo estudante que sonha em compor o ramo acadêmico. 


A Universidade é a primeira conquista de uma pessoa. É ela que direciona, na maioria das vezes, os ideais que iremos seguir ou até mesmo defender. Ela é um sonho a ser almejado e alcançado através de esforços. Mas, é predominante a ansiedade ao ingressar, e ao sair a ansiedade ainda permanece. 

Para os estudantes que estão saindo do ensino médio para ingressar no superior a ansiedade é umas das sensações mais presentes. Entrar na Universidade eleva expectativas desde as melhores até as mais desanimadoras. Mas, para alguns, é uma etapa a conquistar. 
“A Universidade é a base, para seguir a carreira que se sonha, você tem que passar por ela. Espero muito superar minhas expectativas, estou ansiosa para entrar e mais ainda para sair e me formar, (...) consigo me enxergar formada e atuando na área em que gosto, a Universidade vai me dá essa possibilidade.” Diz Raiane Machado, estudante do terceiro ano do ensino médio que vai prestar vestibular para Jornalismo. Algumas expectativas podem ser realmente superadas ou mudadas, "tive muita expectativa e ansiedade em relação a estrutura da universidade e a qualificação  dos professores. Com o passar do tempo foram se formando outras, como a qualidade do curso  e como nos tornaríamos aptos para conquistar  o mercado de trabalho.” Afirmou Tatiana Rodrigues, formada em Propaganda e Marketing há 1 e meio pelo Centro Universitário Paulista do Distrito Federal (Unip). A respeito do mercado de trabalho, Tatiana acredita que “a maior limitação da pessoa que tem diploma hoje em dia, é não buscar um diferencial competitivo, pois a todo momento existem mais pessoas se formando e se você não tiver uma qualificação a mais acaba sendo engolido pela concorrência”. Mas, para algumas pessoas ainda são flores o tempo da faculdade e da sua formação, as expectativas ainda continuam as mesmas e a ansiedade muda de rumo, assim como aconteceu com Carolina Moura, estudante do 7º semestre de biologia pela faculdade Anhanguera, “tenho muito ansiedade para sair da faculdade e me tornar uma grande profissional. É a mesma ansiedade de quando entrei na faculdade, é a concretização de uma fase para outra. Espero não me decepcionar com o mercado de trabalho, e espero alcançar ainda mais objetivos do que os esperados, quero extrair o máximo da minha ansiedade e torná-las em progresso para o meu sucesso."
Elza Milhomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário