quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cineasta brasiliense Vladimir Carvalho é homenageado no Festival de Cinema de Pirenópolis

CULTURA

Filme ´´Quilombo´´ foi exibido no segundo dia do festival e contou com a presença da comunidade quilombola de Mesquita, local onde o filme foi gravado.


No segundo dia do 3º Slow Filme – Festival de Cinema e Alimentação, foi exibido o filme ´´Quilombo´´ de Vladimir Carvalho de 1975. A exibição do filme contou com a participação da comunidade quilombola de Mesquita, local onde o filme foi gravado.

´´Quilombo´´ é um documentário realizado na Cidade Ocidental, a 60 km de Brasília (na época ainda um núcleo do município de Luziânia/ GO), o filme de Vladimir Carvalho retrata a comunidade negra, remanescente do antigo quilombo do Povoado de Mesquita que vive até hoje do fabrico rudimentar de doce de marmelo.

Produzido artesanalmente há mais de 150 anos, o doce de marmelo da Comunidade Quilombola de Mesquita segue uma receita de mais de 200 anos, quando as primeiras mudas do marmelo, trazidas de Portugal, chegaram ao interior de Goiás. A Marmelada que hoje é comercializada com o nome de Marmelada de Santa Luzia é um produto da Arca do Gosto do Slow Food.

Clique aqui e confira fotos do evento.


  Murilo Lins e Luiz Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário