Muitos se perguntam se Brasília vai ou não dar conta de fazer bem o papel de sede na Copa do Mundo de 2014, mas será que vai?
ESPORTE
Com a conclusão da arquibancada superior no final de setembro, Brasília atingiu 76% das obras em seu estádio, na sua frente estão apenas o Castelão, em Fortaleza (CE), com 88% e o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), com 78% das obras concluídas. Orçada em 812,2 milhões de reais, a construção vem sendo realizada pelo “consórcio Brasília 2014”, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia.
Inaugurado em março de 1974 com a vitória do Corinthians frente ao CEUB por 2x1, o estádio Mané Garrincha possuía uma capacidade total de 45200 lugares. Teve seu recorde de público na final da série B de 1998, quando Gama derrotou o Londrina por 3x0, ao todo foram 51200 pessoas presentes naquela partida. Já o novo Mané Garrincha terá capacidade para receber 71400 torcedores, e será o segundo maior estádio do Brasil, atrás somente do Maracanã (79000 torcedores).
Reformular seus meios de transporte públicos e qualificar seu aeroporto internacional são os principais desafios da Capital Federal. Ao todo serão investidos 651 milhões no aeroporto Juscelino Kubitschek (R$ 11 milhões da Infraero e R$ 640 milhões dos concessionários), aumentando assim sua capacidade de 14 milhões para 26,5 milhões de passageiros por ano.
Marcus Fábio, doutor em Geografia pela UnB, não tem uma perspectiva muito positiva quando o assunto é transporte público depois que as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foram canceladas. “Com as obras do VLT suspensas torna-se mais difícil essa questão da locomoção (...) Eu tive oportunidade de andar em um desses em Montpellier, que foi cidade sede da Copa do Mundo de 98 na França, e ele apresentava uma integração com os ônibus e era bastante interessante, pois esse modelo permitiu andar em toda a cidade com bilhete único (...)", disse o especialista sobre uma das vantagens que o VLT poderia trazer para a capital.
Uma solução para diminuir a frota de veículos nos horários de jogos está sendo analisada pelo Senado Federal. A Lei Geral da Copa pode dar as cidades ou aos estados que irão sediar a competição a autorização para o decreto de feriado.
Ao todo Brasília sediará um jogo da Copa das Confederações e sete partidas da Copa do Mundo, incluindo um jogo das quartas, um das oitavas de final e a partida que decidirá o terceiro e quarto lugar da competição.
Igor Bruno e Shizuo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário