segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Faculdade de artes conquista alunos e candangos

CULTURA




Ao chegar no Conic, pólo de grandes intervenções urbanas e pessoas diversas, no meio de Brasília avistamos a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). Fundada por uma das principais atrizes teatrais do Brasil. Dulcina de Moraes nasceu no Rio de Janeiro e foi lá onde surgiu, por meio da atriz e de seu marido, também ator, Odilon Azevedo, a Fundação brasileira de teatro.
Transferida do Rio de Janeiro para Brasília em 07 de março de 1982, a Fundação tornou-se então a primeira Faculdade de Artes de Brasília, seguida da UnB.  O prédio com estrutura para inicialmente 280 vagas continha: dois teatros, ateliês, biblioteca, galeria de arte, estúdio de rádio e fotografia e laboratórios de informática, arte e tecnologia.

"Em Brasília há um ótimo espaço para quem trabalha com arte, principalmente com teatro e cinema. No caso da televisão, o que fazemos são comerciais e campanhas publicitárias (seja em foto ou em vídeos de televisão). Agora, é preciso que o ator saiba mostrar bem seu trabalho" conta Josuel Junior, que se formou na FADM em 2010 e 2011 em dois cursos, sendo eles, Educação Artística, atuando como professor de interpretação, depois em Artes Cênicas, como bacharel em interpretação e que está satisfeito com o mercado artístico de Brasília, pois tudo é questão de fazer um bom trabalho, já que para ele, o artista é um profissional autônomo. 
No teatro dedica-se na sua companhia chamada "Cia Fábrica de Teatro", onde participa de festivais pela America do Sul. Já no cinema foram mais de cinco filmes, exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Televisão participou do famoso quadro "Parceiro do DF", no DFTV na Globo, onde produziu mais de 50 VT's sobre Samambaia, "Quem trabalha com vídeo, sabe o quanto foi e é importante estar à frente de um trabalho de sucesso como este, ainda que como repórter cinematográfico, aliando a ele meu trabalho como ator. Acho que, por enquanto, não tenho do que reclamar sobre a cena artística da capital", declara Josuel Junior.
Na FADM é possível encontrar cursos de Graduação, pós Graduação e alguns de Extensão como: Artes Cênicas, Artes Plásticas, História das artes visuais, direção teatral, oficina de fotografia, entre outros. O vestibular acontece no primeiro semestre do ano, com prova prática e teórica.
Alessandra Oliveira


2 comentários:

  1. Pura mentira. Não tem qualidade nenhuma. Uma faculdade que deixa de pagar os professores e os alunos mesmo pagando mensalidades ficam sem aula... Essa reportagem talvez funcionasse para 20 anos atrás pois hoje nem tem todas essas matérias. Pura ilusão. Sou aluno dessa faculdade e estou MUITO INSATISFEITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Paulo,
      Procuramos uma fonte para opinar sobre a faculdade e quem nos deu a entrevista deixou claro que as condições eram essas, explicitas no texto. O ex aluno se formou em 2010/2011 então eu acho que a apuração é valida para os anos atuais, embora eu concorde com seu ponto de vista que deveria ter sido exposto na matéria, já que sob as suas palavras ele existe.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir