TURISMO
No DF não tem praia e não é um lugar tão grande, mas muitas pessoas vêm de fora para conhecer um pouquinho daqui. Por que será?
Segundo dados divulgados pela EBC, (Empresa Brasil de Comunicação) o número de turistas estrangeiros visitando Brasília mais que dobrou. A estimativa é que o número tenha crescido mais de 70%.
Só em 2011, 73 mil estrangeiros visitaram a Capital. Segundo o Secretário Adjunto de Turismo do DF, Geraldo Bentes, esse número aumentou por causa dos congressos e dos shows de artistas estrangeiros que são realizados na capital federal.
Proprietária dos melhores índices de qualidade de vida do país, a Capital da República também se destaca por ser acolhedora com seus visitantes, principalmente com aquelas pessoas que vêm para cá com a possibilidade de novas oportunidades. A hospitalidade não seria diferente com os estrangeiros, afinal aqui são abrigadas mais de 80 sedes de embaixadas de países acreditados com o governo brasileiro.
Brasília pode não ter praia, mas muitas pessoas vêm visitar a Capital Federal para conhecer o Lago Paranoá, juntamente com as lindas mansões ao seu redor e a Esplanada dos Ministérios. Segundo os visitantes, Brasília é um lugar calmo, semelhante a um hotel fazenda, com eventos isolados, que não incomodam os moradores. “Acho que o único movimento que vi e me chamou atenção foi a manifestação dos servidores públicos na Esplanada dos Ministérios. Mas, acho que essas manifestações devem ser frequentes, afinal todo o poder governamental está concentrado aqui”. Declara Ane Colosso Souza, 37, natural de São Paulo. Ela diz estar estranhando a calmaria do Distrito Federal, principalmente no trânsito, quando comparado com o da capital paulista.
O Distrito Federal tem a Esplanada dos Ministérios como o seu “cartão postal”, pois, na maioria das vezes, é o primeiro lugar visitado por pessoas de fora. Os turistas afirmam que é um lugar amplo e espaçoso e que, realmente, foi planejado. Daniel Amaro Medeiros, 25, é residente de Belo Horizonte e se encantou com a Esplanada, primeiramente com o espaço e, posteriormente, com a organização. “Com a vista do Plano Piloto de cima, pela Torre de TV, a gente pode perceber como o centro é bem divido, até mesmo em outros pontos, como por exemplo, no Setor Hoteleiro só tem hotéis, no Setor Bancário só tem bancos e assim por diante. É uma divisão que realmente deu certo”.
Outra coisa que chama bastante a atenção dos visitantes é o maravilhoso céu, principalmente se for ao final da tarde, onde os raios do sol se misturam com o branco das nuvens, formando uma paisagem de diversos tons alaranjados, que encantam os olhos de quem aprecia o horizonte.
Por tanta beleza, planejamento, culturas diversificadas, preservações de parques ecológicos, projetos arquitetônicos grandiosos, com linhas modernas, que causam admiração por quem passa por aqui, é que Brasília é intitulada de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), pois em se tratando de arquitetura, tem admiração internacional, nada deixando a desejar às grandes cidades desenvolvidas e exploradas em belos cartões postais.
Para muitos, Brasília é apenas um centro político, onde só acontecem eventos relacionados ao tema. Aos poucos é que as pessoas estão enxergando o quanto a capital tem para oferecer tanto no campo do turismo como em cultura e lazer.
Narla Bianca e Heloíse Helena Meneses
Nenhum comentário:
Postar um comentário